top of page

Sobre o LaMAA

Equipa

andre.png

André Mendonça

Gestor de projeto
Laboratório de Metacognição: Aprender a Aprender
Lisboa, Portugal

André Mendonça estudou Física no Instituto Superior Técnico, tendo depois concluído o mestrado em Bioinformática e o doutoramento em Neurociência. No entanto, o André mais do que físico, ou neurocientista, é um ávido entusiasta de ciência e da comunicação da mesma. O seu doutoramento, desenvolvido no Centro Champalimaud, centrou-se na temática das tomadas de decisão e na questão de como os organismos aprendem a categorizar as suas percepções. Mais tarde o André mudou-se para a Universidade de Nova Iorque para estudar como o cérebro gera previsões baseadas nas suas experiências passadas.  Em paralelo, envolveu-se em inúmeras iniciativas de educação de ciência e em 2018, foi convidado pela Fundação Gulbenkian para fazer parte da equipa que desenvolveu a exposição "Cérebro: mais vasto que o céu" e coordenar as visitas escolares, que trouxeram à exposição mais de 15.000 alunos durante três meses. O André é agora o gestor do projeto LaMAA, um nome inspirado pelo seu fascínio por outras culturas e viajar. Perguntem-lhe algo sobre comidas do mundo e terão que o “aturar” durante horas a fio.

Pedro Marcelino

Coordenador e Co-Fundador
TreeTree2
Lisboa, Portugal

Pedro Marcelino é Coordenador e Co-Fundador do TreeTree2, uma associação sem fins lucrativos com sede em Lisboa, Portugal. O Pedro doutorou-se no Instituto Superior Técnico, na área de aplicações de Machine Learning à Gestão de Infraestruturas de Transportes, e mestrou-se em Engenharia Civil, ramo de Estruturas, pela mesma universidade. Em 2013, começou a trabalhar com alunos do Ensino Básico e Secundário no sentido de promover a aprendizagem nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. O crescimento destas atividades levou, em 2015, à criação do TreeTree2, uma associação que procura promover o talento, a motivação intrínseca e as competências sociais, emocionais e técnicas dos mais de 3000 crianças e jovens aos quais chega. É comum encontrar o Pedro em estádios de futebol, boxes de CrossFit ou a vaguear pela Europa.

pedro.png
catarina.png

Catarina Ramos

Coordenadora do Gabinete de Comunicação de Ciência

Champalimaud Centre for the Unknown
Lisboa, Portugal

Catarina Ramos é a Coordenadora do Gabinete de Comunicação de Ciência no Centro Champalimaud, em Lisboa, Portugal. Catarina é doutorada em Neurociência e mestre em Comunicação de Ciência. Depois de 12 anos dedicados ao estudo do sistema nervoso e de morar em 4 países diferentes, Catarina juntou-se à comunidade da Champalimaud Research e tornou-se um dos membros fundadores das primeiras iniciativas de ciência e sociedade lançadas a partir do Centro Champalimaud. A Catarina é desde 2013 coordenadora de uma equipa interdisciplinar que procura estar na vanguarda da comunicação institucional, educação de ciência e outreach, combinando para isso métodos clássicos com métodos inovadores e abordagens experimentais. Algures durante a passagem da investigação científica para a comunicação de ciência, embarcou na viagem mais exigente da sua vida: ser mãe de gémeos!

João Rico

Coordenador e Co-Fundador TreeTree2

Aluno de Doutoramento do Instituto Superior Técnico
Investigador do LNEC e INESC-ID

João Rico é Coordenador e Co-Fundador do TreeTree2, uma organização sem fins lucrativos que pretende contribuir para o desenvolvimento do ensino extracurricular de excelência nas áreas de ciência e engenharia. Mestrado em Física Teórica na área de gravitação e buracos negros com Vítor Cardoso e Paolo Pani no CENTRA do Instituto Superior Técnico (IST), é aluno de Doutoramento em Engenharia Informática e Computadores do IST na área de previsão e aprendizagem automática aplicada a dados espaço-temporais. É investigador no LNEC e no INESC-ID, e dá aulas de Aprendizagem Automática e de Inteligência Artificial no IST. Está a tentar descobrir porque é que gosta de perguntar 'porquê?' e a tentar encontrar uma forma de jogar à bola várias vezes por dia, como fazia nos intervalos da escola.

joao.png
diogo.png

Diogo Capelo

Co-coordenador do projeto "O LaMAA vai à Escola"

Instituto Superior Técnico / TreeTree2

Lisboa, Portugal

Diogo Capelo é um estudante de Física há 15 anos, e do Universo há mais do dobro desse tempo. Apesar de fazer atualmente investigação em Astrofísica no Instituto Superior Técnico, as suas áreas de interesse abrangem também temas como Aprendizagem, Linguagem, e Consciência, sendo que se alguém as catalogasse a todas acabaria nas mãos com o Sistema Decimal de Dewey. Colabora frequentemente em iniciativas de divulgação e aprendizagem científica, tanto por achar que a ciência é apenas tão boa quanto pode ser ensinada, e que deve poder ser ensinada a quem quer que seja que a quer aprender, como por sair pela maior parte largamente beneficiado por esse processo de transferência. Apesar de poder ser frequentemente encontrado quer a olhar para cima, para as estrelas, como para baixo, para um livro, tem sempre tempo para uma boa discussão.

bottom of page